segunda-feira, 21 de junho de 2010

Sensor de movimento para PS3 sairá por US$49

Sensor de movimento para PS3 sairá por US$49

O sensor Playstation Move, para fazer frente ao Wii e ao Kinect, da Microsoft: Sony aposta em periféricos baratos e jogos 3D

SÃO PAULO – Playstation Move, o sistema sensível a movimentos para Playstation 3, chegará ao mercado americano dia 15 de setembro por 50 dólares, de acordo com anúncio feito hoje pela Sony na feira de games E3, em Los Angeles.

O sensor já havia sido prenunciado em março, durante a Games Developers Conference 2010, na cidade de San Francisco, mas só agora ganhou detalhes de interação, de compatibilidade e de preços.

Segundo a fabricante, um pacote complementar será vendido juntamente com o Playstation Move, que englobará um joystick compatível com o produto chamado Navigation (30 dólares, a parte) e uma câmera, a Eye Move, por um preço total de 100 dólares.

O kit ainda conta com o “Sports Champions”, uma coletânea de games esportivos similar ao Wii Sports e ao recém-anunciado Kinect Sports, da Microsoft. Além deste título, os outros jogos disponíveis para Move custarão cerca de 40 dólares, a exemplo de Time Crisis.

Outros games que não foram desenvolvidos especialmente para o sensor de movimento também receberão atualizações gratuitas a fim de se tornarem compatíveis. Na apresentação, executivos da Sony disseram que sucessos como “Heavy Rain” e “Resident Evil: Gold Edition” serão alguns dos que poderão ser jogados com o Move assim que forem baixadas as extensões.

Fora do universo de jogos por movimento, a companhia ressaltou que seu próximo plano é popularizar os games 3D. Mais de 20 jogos tridimensionais (entre eles, Mortal Kombat, Gran Turismo 5 e NBA 2K11) serão lançados até o fim do primeiro trimestre de 2010, utilizando-se da atualização do firmware 3.30, disponível desde a última semana de abril.

Para jogar os títulos em 3D, no entanto, os jogadores precisarão não só de óculos especiais, mas também de uma TV 3D.#

Fonte: INFO Online

Será que isso ameaçará o uso de joysticks futuramente? Ao menos, os jogos não serão mais vistos como algo para "nerd's ficarem sentados diante de uma tv", poderão dançar e fazer movimentações como luta, e esportes. Essa "técnica" é usada por algumas clínicas de fisioterapia, usando os acessórios da Nintendo Wii. É o futuro, onde o jogador passa a ser o protagonista do jogo, uma vez que ele é escaneado pelos sensores, sua imagem é introduzida ao banco de dados do sistema, onde a interação real e virtual ficam cada vez mais próximas. É um avanço na tecnologia e uma aposta do mercado de games.

Estudo focou apenas os 114 sites de pirataria mais famosos do mundo e não inclui as redes P2P, o que poderia aumentar o valor.


Um estudo da consultoria Computer Entertainment Suppliers Association (CESA) revelou que entre 2004 e 2009, os videogames portáteis Playstation Portable e Nintendo DS tiveram um prejuízo de 42 bilhões de dólares devido ao download ilegal de jogos em sites de compartilhamento de arquivos.

Para chegar a essa valor, a entidade analisou os 20 jogos mais vendidos entre 2004 e 2009 e multiplicou o preço sugerido de cada um nas redes de varejo pelo número de vezes que os mesmos foram baixados nesse período. A pesquisa incluiu os resultados dos 114 sites de pirataria mais populares do mundo, sem incluir as redes peer-to-peer, o que poderia elevar o prejuízo a patamares ainda mais elevados.

O valor divulgado sugere como a pirataria vem tomando conta do mundo dos games. Apenas no ano passado, o site TorrentFreak divulgou sua lista de jogos mais baixados em 2009. A versão para PC do game Cll of Duty: Modern Warfare 2 teve 4,1 milhões de downloads, sendo que o mesmo título, voltado para o Xbox 360 foi baixado 970 mil vezes. E isso porque o jogo havia sido lançado há apenas dois meses até aquele momento.

Já em 2008, o jogo Spore foi o mais pirateado do ano, com 1,7 milhão de downloads ilegais.#

Fonte: PCWorld



Com 130 milhões de unidades vendidas no mundo, portátil terá redução de 21% no preço a partir do dia 19%; modelo 3D chega no início de 2011.

A Nintendo pode ser a campeã reinante em vendas de consoles de videogames, mas você talvez fique surpreso de aprender que ela também possui o recorde de maior congelamento de preços.

Só que isso está para mudar, pelo menos no Japão. Segundo a Bloomberg, a companhia japonesa anunciou que planeja cortar em 20% o preço do DSi. O corte teria início em 19 de junho e teria como intuito aquecer as decrescentes vendas domésticas.

Espere uma queda de preços de 18.900 ienes (205 dólares) para 15.000 ienes (163 dólares), ou 21%, de acordo com a Bloomberg, que ainda afirma que o DSi LL japonês – equivalente ao DSi XL norte-americano – deve sofrer uma redução de preço de 10%, chegando 18.000 ienes (196 dólares). As vendas do DS tem caído no Japão desde o último ano, com queda de 1,5% para 4 milhões pelo período dos últimos 12 meses encerrado em 31 de março.

Vale lembrar que a Nintendo registrou, em março, a primeira queda de lucro dos últimos seis anos: cerca de 20%. Antes disso, a companhia havia reduzido os preços do Wii em 20% e até lançou há algumas semanas uma nova versão do console, na cor preta.

O Nintendo DS original foi lançado nos Estados Unidos em novembro de 2004 com um preço de 150 dólares, depois caiu para 130 dólares em agosto de 2005. Estacionou lá desde então, mesmo após o lançamento do DSi (menor e com câmera), em abril de 2009, que é vendido por 170 dólares.

Analistas esperam que a Big N siga o exemplo em mercados estrangeiros, incluindo os EUA, em antecipação ao lançamento do modelo 3D, aguardado para o início do próximo ano na terra do sol nascente e um pouco depois no resto do mundo. A empresa recusou comentar uma possível queda internacional de preços, mas as vendas do DS estão baixas em todos os lugares. Na verdade, com a E3 (Electronic Entertainment Expo) chegando, aposto que a Nintendo joga a bomba em sua apresentação em 18 de junho.

A Nintendo afirma querer colocar “um DS em todos os lares”. Certamente está se aproximando de seu objetivo, com cerca de 130 milhões de aparelhos portáteis vendidos no mundo todo e 30 milhões apenas no Japão. De acordo com uma estimativa feita em 2003 por um órgão japonês de pesquisas, o número de residências no país está próximo de 47 milhões.

Então ainda faltam 17 milhões? Deve ser um pulo, assim que o 3DS for lançado. #

Fonte: Pc World.



Acho que essa queda nos lucros se dá também pela forte concorrência com o popular Playstation e sua linha de produtos com vários números de jogos no mercado. O que, digamos assim, bate de frente com a DS, é o PSP do Playstation. É uma "disputa" acirrada por um bom lugar no mercado.